Destaque:

Estado brasileiro na encruzilhada. Já sabemos o que a Globo quer... e você?

Queria poder dizer que criei esta montagem, mas não... recebi de um seguidor no Facebook, como comentário a um artigo anterior. rs ...

8.9.17

Vale desnacionalizada: você soube (muito) antes aqui no Blog!

../../Desktop/Vale%20reprivatização%20desnacionalizante%20copy.jpg

Vale desnacionalizada: você soube (muito) antes aqui no Blog!

Matéria do Tijolaço.

Depois reproduzida pelo Paulo Henrique Amorim (e outros).

Faço um comentário, no final, sobre como a blogosfera está acostumada a APENAS reproduzir a pauta do Cartel Midiático.

"Mas"...

- ... "criticamente".

*

“Saldão” do Brasil: querem vender “golden share” da Vale e Embraer
POR FERNANDO BRITO
06/09/2017

Na véspera do dia da independência, o Brasil está a um passo de perde-la mais do que já a perdeu..

Segundo o Valor, Henrique Meirelles enviou ao Tribunal de Contas da União uma consulta sobre como vender as “golden share”, ações que estabelecem o poder de veto a decisões consideradas lesivas ao interesse nacional nas empresas privatizadas, como a Vale, a Embraer e o Instituto de Resseguros do Brasil.


Estas ações, como não são negociadas, não têm preço de mercado mas, por serem uma garantia para o país no caso de uma composição de acionistas hostil aos interesses brasileiros, passam a ter um valor imenso para quem pretenda ser o controlador de suas atividades. Poderia, por exemplo, fazer fusão ou incorporação a empresas estrangeiras, por exemplo, sem a anuência do governo brasileiro. Ou muda sua sede para o exterior e, no caso da Embraer, vender parcela expressiva do controle acionário de uma empresa diretamente ligada à defesa e segurança nacionais

Segundo o jornal, o TCU examina a proposta com um pé atrás, porque como essas ações representam direitos e não patrimônio, em tese não poderiam ser vendidas e a ideia seria extingui-las, pagando os demais acionistas uma compensação financeira à União. Os entreguistas argumentam que as agências e órgão reguladores já são fortes e é dispensável que o governo tenha salvaguardas.

É só olhar o recibo do seu plano de saúde ou sua conta de luz para ver se estas agências servem ao “mercado” ou aos brasileiros.

Como o Tribunal de Contas também não, vai acabar achando uma fórmula para permitir esta monstruosidade. o último pudor de soberania nacional que a privatização de FHC manteve e que, agora, vai ser vendido despudoradamente.

O Brasil é uma “saldão”.

*


Romulus: como os leitores do Blog bem sabem, avisamos – 1 mês atrás! – que a Vale seria desnacionalizada:




Furo do Blog...


Que só permaneceu “exclusivo” – até aqui! – porque os “blogs alternativos”, apesar de terem todos recebido o artigo, escolheram não o repercutir.


Caso o tivessem feito, a operação de conversão das ações preferenciais em ordinárias teria sido evitada?


Improvável.


Mas...


Ao menos já saberiam – 1 mês atrás! – que o próximo alvo lógico seria a Golden Share, para evitar que a desnacionalização possa ser desfeita na hipótese de um governo popular e patriota voltar ao poder.


Não precisariam, portanto, informar isso aos seus leitores a partir do “Valor” – da Globo!


Ademais, o desgaste político dessa desnacionalização já estaria sendo faturado pelo nosso campo há 1 mês no mercado de opinião.


Em última hipótese, no limite, poderia ter feito alguma diferença sim. Não digo que a conversão de ações seria cancelada (havia pouco tempo para agir), mas ao menos não seriamos “surpreendidos” (eu não fui!) com a INICIATIVA do Meirelles de extinguir a Golden Share. Em vez de REAGIR, teríamos nós colocado os golpistas na defensiva nessa pauta.


Como resultado, possivelmente essa história de desfazer a Golden Share teria subido de volta para a prateleira – como ocorreu com a RENCA, p.e.


*


O nosso problema: o que é “fazer o Contraponto”? “Reagir” ou...
“subverter”?


O “contraponto” ao Cartel Midiático nos “blogs alternativos” é feito por “default”: reproduzem as pautas DELE, mas...


- ... de maneira “crítica”.


Isso tem, em muitos caos, se limitado a meramente reproduzir o conteúdo do Cartel, apenas “trocando o sinal” da adjetivação – positiva – dada por lá:


- O que, no Cartel, é “bom” vira “ruim”, “escândalo”, na blogosfera.


Ponto.


Como disse outro dia – na MINHA visão – “fazer o contraponto” é muito mais do que isso.


É parar de ser apenas REATIVO ao Cartel e tentar – nós mesmos – FAZER a pauta. Seja tentando antever os próximos golpes e denunciando pioneiramente (“furo”) – como fiz neste caso da Vale, seja SUBVERTENDO uma determinada pauta do Cartel.


Vejam, por exemplo, a diferença entre como Moro – “o Savonarola”, o (proto-) “Batman”, “o vingador das camisas pretas” (sic) – é tratado aqui e em outros “blogs alternativos”.

Como observei nesta semana:



*

(SUS-PI-ROS)

(Muitos...)

😪😪😪




*   *   *


- Siga no Facebook:


- E no Twitter:



*

Achou meu estilo “esquisito”? “Caótico”?

- Pois você não está só! Clique nos links para estes artigos e chore as suas mágoas:







*

A tese central do blog:



*

Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como "uma esquerdista que sabe fazer conta". Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário