Vale desnacionalizada: você soube (muito) antes aqui no Blog!
Depois reproduzida pelo Paulo Henrique Amorim (e outros).
Faço um comentário, no final, sobre como a blogosfera está acostumada a APENAS reproduzir a pauta do Cartel Midiático.
"Mas"...
- ... "criticamente".
*
“Saldão” do Brasil: querem vender “golden share” da Vale e Embraer
POR FERNANDO BRITO
06/09/2017
Na véspera do dia da independência, o Brasil está a um passo de perde-la mais do que já a perdeu..
Segundo o Valor, Henrique Meirelles enviou ao Tribunal de Contas da União uma consulta sobre como vender as “golden share”, ações que estabelecem o poder de veto a decisões consideradas lesivas ao interesse nacional nas empresas privatizadas, como a Vale, a Embraer e o Instituto de Resseguros do Brasil.
Estas ações, como não são negociadas, não têm preço de mercado mas, por serem uma garantia para o país no caso de uma composição de acionistas hostil aos interesses brasileiros, passam a ter um valor imenso para quem pretenda ser o controlador de suas atividades. Poderia, por exemplo, fazer fusão ou incorporação a empresas estrangeiras, por exemplo, sem a anuência do governo brasileiro. Ou muda sua sede para o exterior e, no caso da Embraer, vender parcela expressiva do controle acionário de uma empresa diretamente ligada à defesa e segurança nacionais
Segundo o jornal, o TCU examina a proposta com um pé atrás, porque como essas ações representam direitos e não patrimônio, em tese não poderiam ser vendidas e a ideia seria extingui-las, pagando os demais acionistas uma compensação financeira à União. Os entreguistas argumentam que as agências e órgão reguladores já são fortes e é dispensável que o governo tenha salvaguardas.
É só olhar o recibo do seu plano de saúde ou sua conta de luz para ver se estas agências servem ao “mercado” ou aos brasileiros.
Como o Tribunal de Contas também não, vai acabar achando uma fórmula para permitir esta monstruosidade. o último pudor de soberania nacional que a privatização de FHC manteve e que, agora, vai ser vendido despudoradamente.
O Brasil é uma “saldão”.
*
Romulus: como os leitores do Blog bem sabem, avisamos – 1 mês atrás! – que a Vale seria desnacionalizada:
— rommulus_ (@rommulus_) August 13, 2017
-Alerta!
👉GOLPE “RE-PRIVATIZA” VALE, agora desnacionalizada
Link:https://t.co/4uGSmQPzD0@gleisi @DeputadoFederal @zehdeabreu @LeonardoBoff pic.twitter.com/q6kuV7gTzD
Furo do Blog...
Que só permaneceu “exclusivo” – até aqui! – porque os “blogs alternativos”, apesar de terem todos recebido o artigo, escolheram não o repercutir.
Caso o tivessem feito, a operação de conversão das ações preferenciais em ordinárias teria sido evitada?
Improvável.
Mas...
Ao menos já saberiam – 1 mês atrás! – que o próximo alvo lógico seria a Golden Share, para evitar que a desnacionalização possa ser desfeita na hipótese de um governo popular e patriota voltar ao poder.
Não precisariam, portanto, informar isso aos seus leitores a partir do “Valor” – da Globo!
Ademais, o desgaste político dessa desnacionalização já estaria sendo faturado pelo nosso campo há 1 mês no mercado de opinião.
Em última hipótese, no limite, poderia ter feito alguma diferença sim. Não digo que a conversão de ações seria cancelada (havia pouco tempo para agir), mas ao menos não seriamos “surpreendidos” (eu não fui!) com a INICIATIVA do Meirelles de extinguir a Golden Share. Em vez de REAGIR, teríamos nós colocado os golpistas na defensiva nessa pauta.
Como resultado, possivelmente essa história de desfazer a Golden Share teria subido de volta para a prateleira – como ocorreu com a RENCA, p.e.
*
O nosso problema: o que é “fazer o Contraponto”? “Reagir” ou...
“subverter”?
O “contraponto” ao Cartel Midiático nos “blogs alternativos” é feito por “default”: reproduzem as pautas DELE, mas...
- ... de maneira “crítica”.
Isso tem, em muitos caos, se limitado a meramente reproduzir o conteúdo do Cartel, apenas “trocando o sinal” da adjetivação – positiva – dada por lá:
- O que, no Cartel, é “bom” vira “ruim”, “escândalo”, na blogosfera.
Ponto.
Como disse outro dia – na MINHA visão – “fazer o contraponto” é muito mais do que isso.
É parar de ser apenas REATIVO ao Cartel e tentar – nós mesmos – FAZER a pauta. Seja tentando antever os próximos golpes e denunciando pioneiramente (“furo”) – como fiz neste caso da Vale, seja SUBVERTENDO uma determinada pauta do Cartel.
Vejam, por exemplo, a diferença entre como Moro – “o Savonarola”, o (proto-) “Batman”, “o vingador das camisas pretas” (sic) – é tratado aqui e em outros “blogs alternativos”.
Como observei nesta semana:
Como observei nesta semana:
*
(SUS-PI-ROS)
(Muitos...)
😪😪😪
* * *
- E no Twitter:
*
Achou meu estilo “esquisito”? “Caótico”?
— rommulus_ (@rommulus_) October 7, 2016
Que p... é essa? Ora, essa p... é 'Romulus', por... o próprio!
No @JornalGGN
Onde apanho d tds p/ estilo "caótico"https://t.co/hGK8TVWABe pic.twitter.com/T72gQvOM3W
R O M U L U S br: "Q po##@ é essa?" vol. 2: metalinguagem - análise política entre millennials e babyboomershttps://t.co/7UkLN0ZJgQ pic.twitter.com/mMJ23IHx5w— rommulus_ (@rommulus_) December 5, 2016
— rommulus_ (@rommulus_) June 26, 2017
👉GLOBO na MIRA do FBI,
BANCOS na do DALLAGNOL
E BLOGS de ESQUERDA “PERDIDINHOS”: o “CAOS” da IRRACIONALIDADE👈 ...https://t.co/5mwn7FcS3y- pic.twitter.com/X9VNSpxr6O
*
Estado brasileiro na encruzilhada. Já sabemos o que a Globo quer... e você? https://t.co/eqM6oWdFBt pic.twitter.com/kYlIV93ael— rommulus_ (@rommulus_) December 6, 2016
*
Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como "uma esquerdista que sabe fazer conta". Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário