Destaque:

Estado brasileiro na encruzilhada. Já sabemos o que a Globo quer... e você?

Queria poder dizer que criei esta montagem, mas não... recebi de um seguidor no Facebook, como comentário a um artigo anterior. rs ...

19.1.18

Disputa política em tempos de redes sociais/ absurdo da condenação de Lula


Por Romulus Maya

O Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 19/01, teve a honra de abrigar duas aulas magnas:
– A filósofa Marilena Chauí comenta a disputa política em tempos de bolhas de rede social. Dando mais uma aula, começa a exposição identificando o direcionamento que os chamados “formadores de opinião” da mídia tradicional fazem para as intervenções de entrevistados e do público: “o que você está sentindo diante disso?”.
Isso, evidentemente, em lugar de “o que você pensa sobre essa questão?”, “qual a sua opinião sobre o ocorrido?”.
O mesmo padrão se impõe nos debates nas redes sociais, especialmente entre os usuários mais jovens. Assim, num mundo neoliberal, de lógica privatista, impulsiona-se a exposição do privado no espaço público: no lugar de opiniões, pensamentos, reflexões, são os sentimentos que acabam expostos.
O tema mostra-se ainda mais problemático quando os indivíduos – agora reduzidos a meros “usuários” – perdem por completo o controle sobre o meio utilizado, as redes sociais, detidas por grandes conglomerados do centro do capitalismo mundial.
E por falar em controle, há agora a revelação de que o Facebook, por exemplo, é projetado para causar vício no usuário, tomando partido justamente da manipulação das suas emoções e da consequente liberação de neurotransmissores, como a dopamina.
– Beatriz Vargas Ramos, professora de Direito Penal e Criminologia da Faculdade de Direito da UnB fala sobre: “o absurdo jurídico da condenação de Lula”. Segue-se mais uma aula para o público do Duplo Expresso. Se ainda restassem dúvidas – que não restam! – a Professora expõe em pouco mais de 20 minutos os principais absurdos de uma eventual confirmação pelo TRF-4 da condenação imposta por Sergio Moro ao ex-Presidente Lula. Dá especial ênfase à clara impossibilidade de caracterização, no caso, do tipo penal de corrupção passiva e à ausência de elementos que o liguem às acusações de corrupção na Petrobras, resultando no fato de Moro não ser o juiz competente para julgá-lo.
A Professora registra ainda a perplexidade que resultará de eventual confirmação da condenação no dia 24, por ir contra jurisprudência assentada não só de tribunais superiores, como o STF, mas também do próprio TRF-4! E conclui: é justamente por ir contra a jurisprudência pacífica do STF que eventual confirmação da condenação será passível de recurso à Suprema Corte.
*
Viva as pensadoras deste Brasil!
*
Fora isso, o advogado Rubens Rodrigues Francisco faz chamada para live especial sobre Fake News, logo mais às 11h, horário de Brasília, também no Duplo Expresso.
Por fim, Wellington Calasans e Romulus Maya comentam a atualidade política, ressaltando a importância da reação popular à provável confirmação da condenação de Lula pelo TRF-4. Em vez causar abatimento, tal afronta – política! – ao direito deve aumentar, ainda mais, o grau de mobilização contra o projeto de golpe jurídico-midiático-político articulado pela finança internacional contra o povo brasileiro, tocado, no varejo, pela Rede Globo, valendo-se da mão grande de seus lacaios no Judiciário/ Ministério Público.
Informação com credibilidade, comentaristas e convidados em sintonia com a realidade do país e do mundo.
*
Links:
Programa mencionado durante a fala da Professora Marilena Chauí: “Envoyé spécial“, da TV pública francesa, de 18/1/2018 – “Facebook é projetado para viciar usuários e manipular suas emoções (em francês)”.
Artigo do site americano “Slate”, de novembro de 2017, sobre o mesmo tema (inglês).
*
O programa começa sempre às 6 da manhã: a verdade chega primeiro.
Nas fanpages do Duplo Expresso, Wellington Calasans, O Cafezinho, Falando Verdades, Dilma Resistente e também do Botando Pilha.
#ReferendoRevogatório
#ReconstruçãoNacional
#LeiCancellier
#SoberaniaNacional
#OcupaTRF4
#TaclaFuraBolha
#DarioMesser
#CadeCunha
#QuemeDD
#MoroNaCadeia
#GloboPropineira
Perdeu algum de nossos programas?
Assista em nosso canal no YouTube: http://bit.ly/2CPoHeN
Acesse nosso canal no Telegram e receba drops diários com o resumo do programa: https://t.me/duploexpresso
Áudio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário