Destaque:

Estado brasileiro na encruzilhada. Já sabemos o que a Globo quer... e você?

Queria poder dizer que criei esta montagem, mas não... recebi de um seguidor no Facebook, como comentário a um artigo anterior. rs ...

8.3.17

“Cria cuervos y te sacaran los ojos”: Bolsonaro cassado no STF é bom?


“Cría cuervos y te sacarán los ojos”: Bolsonaro cassado no STF é bom?



Por Romulus, Zeca & Aroeira

- Todos ficamos animados e torcendo pela hipótese de Bolsonaro ser condenado pelo STF e, assim, não poder ser candidato a Presidente, certo?

- Errado!

- Como diz o ditado espanhol, “cría cuervos y te sacarán los ojos”.


Não existe lawfare “do bem”:


- Ou tem Estado de Direito ou não tem...


- Ou tem democracia ou…

- ... ~juristocracia~ !


*

Zeca:


Romulus:


... e parece que o “pessoal” continua me mandando uns “recados” de “fora da Matrix”…








Todos detestamos o Bolsonaro pessoal ("pessoa física") e politicamente ("pessoa jurídica"), certo?

- Certíssimo.


Todos ficamos chocados - e arrasados! - de vê-lo como segundo colocado nas pesquisas eleitorais espontâneas na disputa para a Presidência, certo?



- Certíssimo. (2)


Por isso, todos ficamos animados e torcendo pela hipótese de ele ser condenado pelo STF e, assim, não poder ser candidato, certo?







- Errado!

Muito errado...


Como diz o ditado espanhol, “cría cuervos y te sacarán los ojos”.


Ou seja: como adiantado nos tuítes acima, não existe lawfare “do bem”.


- Ou tem Estado de Direito ou não tem.


- Ou tem democracia ou…

- ... ~juristocracia~ !

Onde, em vez do povo, quem escolhe quem pode ser Presidente é o Judiciário.

Na verdade, o conjunto das corporações da "Casta Jurídica" do Estado.


E mais: ninguém quer votar no Bolsonaro “pessoa física”...


(aparentemente nem mesmo o filho dele, não é verdade?)


Votariam no Bob Esponja se ele representasse o pensamento fascista na sociedade brasileira…




Não sejamos tolos: não é difícil arranjar (outro...) Bob Esponja…

Ora, sequer adianta “matar o mensageiro” se a mensagem continua inoculada e fermentando no caldo de cultura da sociedade brasileira!


E mais (2): o impedimento de uma candidatura de Bolsonaro pela via judicial interessa ~a quem~ ?

- À esquerda, com quem ele não tem nenhuma interseção no eleitorado?

- Ou ao mesmo grupo político-midiático-institucional que - olha a digital! - busca impedir a candidatura de Lula pelo mesmo método?



*





*


Atualização: a nobreza e a (falta de) malandragem



*









*

Piero: pra mim isso aqui é muito mais assustador...



Piero: Quanto ao artigo, concordo. Só não acho que há outro tipo com condições de catalisar esse tipo de veneração, agora. Veja bem: ele foi militar, expulso do EB por quebrar a hierarquia (depois absolvido pelo STM), e hoje é convidado para ir à Aman. A Aman não é pouca coisa na vida militar: provavelmente ela está para o exército como hollywood está para o cinema americano. Isso que a gente vê no vídeo são alguns cadetes, não é toda turma; mas, mesmo assim, para ele estar lá, tem que ter sido convidado pelo comando da Aman. Então, cá entre nós, tem o aval da cadeia de comando toda.

Maria: Acho que Romulus está "republicanamente" (e estrategicamente) certo. Mas concordo com o Piero que o episódio da AMAN é apavorante. Viúvas de 64, generais de pijama e a "gayzada" enrustida que venera o "mito", além de uma pequena burguesia atavicamente conservadora que defende "a família" e os reacionários evangélicos de todo tipo - é uma coisa. Outra muito diferente é a corporação portadora legítima de armamento de guerra homenageá-lo através da AMAN e portanto, como Piero enfatiza com razão, com o aval de toda a cadeia de comando. Esse não é um ator político qualquer e no momento ninguém além de Bolsonaro tem o poder de catalisar sua adesão. A própria história dele é significativa - e insubstituível - mostrando por onde deve ter-se dado a "conversão" das FFAA que as manteve imóveis diante do processo de cassação do poder democrático legítimo desse país.

Romulus conclui o post falando dos "aristocratas" que falam do alto do seu saber em Estado democrático de direito" e daqueles a quem falta "malandragem" pra ver que sempre se pode dar um "jeitinho" de dar um golpe e fingir que "as instituições continuam funcionando normalmente". Pois eu acho que de ambos os lados se continua a pensar como se Maquiavel nunca tivesse existido, e nem o velho Karl que explicava a relação entre infraestrutura econômico-social e "superestruturas jurídico-políticas"... Querer impor uma discussão "ética" separada da lógica das relações de poder dá nisso. Quer pensar ética em relação ao poder? Leia a 2a. parte do Príncipe. São horríveis conselhos "maquiavélicos"? Só pros moralistas de plantão. Eles levam em conta precisamente as relações intersubjetivas na per-cep-ção das relações de poder. Não basta o Bolsonaro "ser" um bandido fascista, se "parece" aos olhos dos seus adeptos combater os bandidos para defender a família. Não adianta Lula "ser" o melhor presidente que o Brasil já teve se agora "parece" aos olhos dos manipulados pela mídia o chefe de quadrilha que quebrou o país. Não há "ética" absoluta nem "Direito" que dê jeito nisso que vocês chamam de "dissonância cognitiva" e que eu chamo de "ideologia" em ação, segundo suas regras próprias de funcionamento.


*

Atualização 10/3: a tentação perfeccionista e do "despotismo esclarecido"

Zeca: Curioso para ver isto funcionar, em um Estado em que cada vez mais os juízes julgam com a bíblia nas mãos...



(http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/tse-estuda-bloquear-influencia-de-igrejas-nas-eleicoes/)

Romulus: Gente, mais uma vez a gente entra na discussão do "jeitinho" ~juristocrático~ para resolver desfuncionalidades da democracia.

Sei não...

No caso, é o medo do consórcio PSDB-Casta Jurídica-Mídia de o "baixo clero" cansar do papel secundário em majoritária e lançar candidatura autônoma. Talvez com o...

- ... Bolsonaro! (PSC, né...)



Para sair daí e pular para um "tirar a influência ~indevida~ dos movimentos sociais, sindicatos, etc. nas eleições" é um pulo!

<<Temos de resistir à tentação do perfeccionismo e do despotismo esclarecido... porque cada um tem uma "sociedade perfeita" pra chamar de sua. E, por incrível que pareça (!), NENHUMA é igual à outra...>>

Giselle: No caso é pior: é apenas o mau caratismo “esclarecido”!

Da Wikipedia:




*



"Curtir e não curtir ao mesmo tempo": filho de esquerda, pai tucano






*   *   *

Achou meu estilo “esquisito”? “Caótico”?


- Pois você não está só! Clique na imagem e chore as suas mágoas:


(http://www.romulusbr.com/2016/12/que-poa-e-essa-vol-2-metalinguagem.html)


(http://jornalggn.com.br/blog/romulus/que-p-e-essa-ora-essa-p-e-romulus-por-o-proprio)


*


(i) Acompanhe-me aqui no blog: assine aí embaixo para receber novos posts por email!


https://lh3.googleusercontent.com/J5GR6RTZJ7pt1pkG0gIEZkqS9Zh-YP0epXqEy8zXOX1yTFAFV4RPbrk0-t08q7O9Qw7eoSaGDjC0sLzVIAhmSRv7WRvhjB6GyUxfdW0l5YjXCQhlSDhyzGjtlRx7IQtH3DlI7us


*


(ii) No Facebook:


https://lh6.googleusercontent.com/7qDhkW7kt2VUdiKDI7Fb_MN6iBzhKh3WZ6JCcpDBiYwZlfGfQirNKx1CBirbVf02S02piZuC2TquQXACfNszK5U8iHFvOAKYKh73ZzA4RA9tV3smMzTDDaGZETShHSC5D6NNJuc


*


(iii) No Twitter:


https://lh5.googleusercontent.com/qdEvmS27_bnYauukZLgaQDwCoxsttlV9VlEkqxpaB4I2K3FR7wn2l3ftcP5HcuT_8FJL2eyAhfYt7gKttSTt-v-ZyjVpxrnGRwpmzcQmWwPZqlQ2UZdD67AiWb_605U9S6S69fE


*


(iv) E também no GGN, onde os posts são republicados:


https://lh5.googleusercontent.com/YHvaoddoegv9hVMP9ntNrtER6BwiamTqYUvBA6fRMAkOwiSD0kq-3SrfOIIEVWRzPfs-H8FJ6NWFqesjopT4-XaxupwOQcB-vlaYQqsyP6_0B7zQ8JIC3FsvWTsCj15DXoNj3Uc


*





Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como "uma esquerdista que sabe fazer conta". Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.





Nenhum comentário:

Postar um comentário