Destaque:

Estado brasileiro na encruzilhada. Já sabemos o que a Globo quer... e você?

Queria poder dizer que criei esta montagem, mas não... recebi de um seguidor no Facebook, como comentário a um artigo anterior. rs ...

31.8.16

Duas votações contraditórias: como Dilma derrotou o golpe de 2016


Duas votações contraditórias: como Dilma derrotou o golpe de 2016
Por Romulus
– Por que tanta preocupação de Temer e do PSDB com os direitos políticos de Dilma? Coisa curiosa, não?
– Temer tem ataque de pelanca e dá soco na mesa: "não tolerarei desaforos!"
– Recebe, de volta, valiosa lição de não outra que a Baronesa Margareth Thatcher, diva dos ultra-liberais que o acompanham.
– Aécio e Temer se falaram depois da votação de ontem? Bom, então a orelha de Renan Calheiros deve estar queimando até agora...
– A perfeita ilustração das expressões "ganhar perdendo" e, principalmente, "perder ganhando": Temer e Dilma!
– Dilma fênix: estava queimada, nas cinzas, e agora resplandece incandescente. Independentemente de preferências, uma encantadora dinâmica paradoxal. Como a politica é fascinante, não?
– E por último, hora do riso: Merval Pereira passa recibo da vitória de Dilma. Cria narrativa estapafúrdia para consumo exclusivo da bolha midiota: é “acordão para Dilma escapar do Moro” (!)


*   *   *
Votação 1: Dilma afastada.
Votação 2: Dilma preserva direitos políticos.
Confuso?
Eu explico...
O PSDB manifestava quase desespero no início da sessão, lutando com afinco (demasiado sob qualquer ponto de vista) para garantir que Dilma perdesse também os direitos políticos.
Fazia isso mesmo com Lewandowski acenando explicitamente - varias vezes! - com uma suspenção de tudo para levar a questão de "1 ou 2 votações" ao STF.
Algo estranho...
Essa questão parecia algo menor, não?
O que ganhavam para se baterem tanto?
Por que tanta preocupação?
Crueldade?
Sim, porque parecia até chutarem cachorro morto: chegariam ao absurdo de impedir Dilma – aos 68 anos! – de ter mais 1 ano de trabalho - que lhe falta! - para que pudesse se aposentar com vencimentos integrais de...
– R$ 5 mil!
Isso porque não poderia nem dar aula numa universidade pública ou ser nomeada assessora em alguma das várias administrações do PT (e aliados) pelo Brasil.
Os golpistas já estavam muito mal na foto.
Por que piorarem ainda mais a ponto de saírem como vilões da Disney?
Eis minha avaliação, publicada no Twitter ao final da sessão de votação (horário daqui da Suíça, 5h para frente do Brasil):
"Nada é simples"
PS: Aécio e PSDB vão ao STF - com subscrição de Temer! - para tentar cassar direitos políticos de Dilma. Nada é gratuito: passam recibo do enorme temor que tem do mito já em construção.
Atualização: Já desistiram!
Quem sabe me (des) honraram com a leitura da primeira versão deste artigo, saída no final da votação, e perceberam que o recibo passado já estava maior que uma vaia olímpica no Maracanã:

Ah, a "empolgação" e a "espontaneidade" dos aplausos da Secretária (negadora) dos Direitos Humanos, Flávia Piovesan... nunca canso de rever e de republicar esse momento insólito.
*
Ok... então quer dizer que Temer e Aécio recuaram para não passar mais recibo?
Bom, faltou um pouco de coerência na implementação... na sequência Temer tem ataque de pelanca e passa maaaaais recibo:
– Grão-Mestre do Golpe, deixe-me humildemente oferecer uma liçãozinha de política.
Cortesia de Margareth Thatcher:
>> Ter poder é como ter reputação de moça honesta. Quem realmente tem, não precisa afirmá-la. Quem precisa é porque não a tem.
Olha, não nutro nenhuma simpatia pela Baronesa... mas tenho que admitir que sua síntese é perfeita.
Aliás, por falar na Baronesa Thatcher, por coincidência na semana passada a TV francesa retransmitiu a sua recente cinebiografia, “The Iron Lady”. Recomendo que o Sr. veja o filme.
Se lhe falta tempo, com tantos ativos do Estado para operar agora, limite-se a assistir os últimos 20 minutos. Tratam da sua derrocada.
Por favor, contenha o seu choque:
– Thatcher caiu traída por seus próprios aliados! Oh!
E por quê?
Porque não soube a hora de parar o avanço ultra-liberal. Seu poll tax, imposto a ser pago – com a mesma alíquota! – por todos os cidadãos, independentemente da renda, foi a gota d’água. Imagine o Sr.: do indigente ao bilionário... a mesma taxa!
Todo mundo do Partido Conservador quis sair de perto da “Dama de Ferro”, que virara então Dama de Césio137. Rebelaram-se. E a “vencedora da Guerra Fria” foi avisada – em Paris, onde celebrava a vitória – que tinha caído.
Mas não é por nada não... recomendo o filme apenas por interesse artístico: a atuação premiada de Meryl Streep.
Não tem nada a ver com a desvinculação do piso do INSS ao salário mínimo. Nem tampouco com a previsível reação de 5 mil e tantos prefeitos – mais importantes cabos eleitorais de parlamentares, como o Sr. bem sabe – diante do congelamento das receitas para saúde e educação em níveis mínimos históricos por 20 anos.
Esqueça tudo isso!
Foco na Meryl!
Ah...
E, por favor, tire-me uma dúvida depois:
– A Baronesa Thatcher era moça honesta ou poderosa?
Não a vi afirmar de si nem uma coisa nem outra. Em momento algum do filme... nem mesmo quando estava prestes a cair, imagine o Sr.!
*
Por favor, deixe a sua interpretação aqui nos comentários mesmo, Grão-Mestre.
Não darei outro meio de contato...
Meu email pessoal eu guardo apenas para gente honesta.
Ou poderosa!
*
PPS: Orelha de Renan Calheiros deve estar queimando. Imaginem os impropérios que Temer e Aécio não dedicaram a ele. Deu claro recado ao ocupante do Planalto sobre quem manda no Senado.
*
PPPS: As votações separadas, com a esdrúxula combinação (i) destituição + (ii) manutenção de direitos políticos cristaliza, acima de qualquer sofisma, a narrativa que entrará para a História:
(i) Dilma foi vítima de um golpe parlamentar;
(ii) Sofreu, no Presidencialismo, uma moção de censura, típica do Parlamentarismo, tão simplesmente pela articulação de uma maioria eventual contrária a si;
(iii) Prova-se, assim, que nunca houve crime de responsabilidade;
(iv) Ora, se crime houvesse, como admitir que o Senado não a fizesse pagar a pena cominada?
(v) No futuro, quando se procurar no dicionário a definição de "farsa político-institucional", lá estará um tal de "impeachment de Dilma Vana Rousseff" como a mais perfeita ilustração.
Se alguém tinha ainda alguma dúvida da implicação da votação contraditória para a consolidação da narrativa de "golpe", o tweet do Sr. Embaixador do Reino Unido no Brasil, abaixo, eliminou-a.
Sem contar com a ajudinha da imprensa estrangeira.



Pobre Vincent Benvis, correspondente simpático com quem de vez em quando troco tweets. Vai ser novamente infernizado por Lúcia Guimarães (por onde anda?) e por Mônica Waldvogel. Pior: por elas e pelo séquito de trolls que carregam nas bolsas.
*
PPPPS: Quem ainda duvida da validade das expressões paradoxais "ganhar perdendo" e, principalmente neste dia histórico, "perder ganhando"?
*
Um beijo, Presidenta Dilma!
Essa sim "mulher honesta"!
E não é "de ferro" como Thatcher não...
É de aço inox laminado a frio!
*   *   *
Bônus
Hora do riso: Merval Pereira, sempre com dificuldade de se controlar, passa recibo da inesperada vitória de Dilma na segunda votação do Senado. Na Globonews, cria narrativa estapafúrdia – para consumo da bolha midiota – segundo a qual houve um “acordão para Dilma escapar do Moro” (!)
Ah, Merval...
*   *   *
Atualização (4/9/2016):
Temer, o PSDB, aliados – e Marina! – terão de aceitar: Dilma continuará sua trajetória rumo a construção de um mito político.
Que ironia!
Mas nada original:
Não foi o julgamento injusto e a pena de morte que tornaram Sócrates maior como figura?
Sem entrar em debate teológico / histórico: não foi o julgamento injusto e o sacrifício de Jesus de Nazaré (Deus e/ou homem) que fundou uma fé?
Pois é...
O mito do homem (e da mulher!) justo, injustiçado por poderes corrompidos ou por uma democracia já degenerada pela demagogia, cala fundo na psique humana. Existe desde que o mundo é mundo.
No golpe contra Dilma Rousseff de 2016 temos os dois: poderes corrompidos aliando-se a demagogos (i) nas corporações do Estado – STF/Justiça, PGR/Janot, PF; (ii) nos grandes grupos de imprensa familiar; e (iii) nas instituições da sociedade civil organizada – OAB, FIESP, CNA, FEBRABAN, igrejas, etc., para julgar – e condenar! – alguém unanimemente reconhecida como justa.
Dessa perspectiva, os algozes de Dilma "fizeram a sua fama". Da mesma forma que, a seu tempo, o Sinédrio e os Romanos – secundados também por populares em frenesi, não é mesmo?  aumentaram a de Jesus de Nazaré, homem e/ou Deus. E ainda, o tribunal popular ateniense aumentou a dimensão da figura do filósofo Sócrates, ao condená-lo de forma iníqua à morte por envenenamento com cicuta.
Quantos outros exemplos não haverá desse mito?
Joana D'Arc queimada na fogueira da inquisição, Tiradentes enforcado e esquartejado como bode expiatório, Dreyfus, vítima do antissemitismo e de uma armação, o suicídio de Vargas, instado pelas mesmas forças que agora golpearam, novamente, a democracia no Brasil...
Deve-se ter cuidado ao brincar de feiticeiro. O caldeirão pode transbordar e queimar quem se supunha mais esperto do que de fato era.
Como disse uma certa justa tratada com iniquidade atroz:
– A vida é dura, Senador!
*   *   *
Por Ciro d’Araújo
Celso de Melo já foi dar entrevista para dizer a) que acha que a pena decorre da cassação b) que o supremo já decidiu q são penas diferentes no caso Collor e ele foi vencido.
Na mesma entrevista ele diz que não tem muito mais tempo no Supremo.  Ou seja, uma vaga está se abrindo...
Para mim, isso é parte do ACORDÃO, só que foi uma parte entre o Renan e o PT.  Vão precisar do PT para realizar o grande acordão sepulta-lava-jato.
Gilmar já decretou o fim.  Renan bateu o martelo agora definitivamente, e com a aprovação do PT.
A República de Curitiba vai saber em breve o que no Brasil o poder real está na praça dos 3 poderes e na bancada do JN.  Já tiveram os seus 5 minutos de fama, assim com a república do galeão os teve.
Alias, o poder real está no congresso, que foi colocado na praça dos 3 poderes no lugar central.  Nos tornamos um parlamentarismo de fato, senão de direito num passe de mágica.  São vários golpes dados de uma vez só.  São também 37 milhões de votos (na época, 70% dos votos válidos) que foram dados para o presidencialismo em 1993 que foram rasgados hoje ao se decidir que dá para fazer um impeachment sem crime.
Temer acha que governa, mas Renan lembrou ele hoje que, no Senado, manda ele.
Há um nível mínimo de competência e canalhice política que é necessário para governar nesse país-tabajara.  Dilma é honesta demais para isso, acreditou que essas nossas instituições tabajara estavam funcionando (tm).  Admiro muito ela por essa honestidade, mas nunca mais votarei nela, pela mesma razão. 
Tem gente que é boa demais para algumas funções.
CANALHAS, CANALHAS, CANALHAS...
Só isso que se pode dizer.
PS: Desabafo e não digam que eu estou "blaming the victim", tive imensas dificuldades em votar nela na última eleição justamente por essas razões.  Mas vieram de Aécio né, o que vou fazer? 
*   *   *
PMDB atuando
Por junior50
Uma manobra estratégica de Renan e comparsas, motivada por vários motivos políticos, que além de enviar um pouco sutil recado a Temer, mostrou ao novo governo e a seus apoiadores, que certo nível de resistência subsiste no Congresso, inclusive para "liberar" Dudu Cunha, de uma condenação ampla, e ainda, como um "bônus", manter uma porta de negociação com o PT.
Aliás, "matar" politicamente a Sra. Rousseff, seria uma tremenda burrice, bastou retira-la do Poder, mas mantê-la como possivelmente ativa - caso ela o deseje - pode prejudicar a Temer, como também ao próprio PT, pois podemos intuir que a Sra. Rousseff, se quiser, poderá requerer ao partido uma candidatura futura, a qual não poderá ser negada pelas instancias decisivas de seu partido. O que para muitos no PT não seria algo desejavel, sequer cogitado.
[Romulus: não apenas isso, caro Junior. Imagine Dilma – “a Senhora honesta e injustiçada que nada tinha a ver com a roubalheira do PT e do PMDB” - filiando-se ao PDT e sendo madrinha da candidatura de Ciro Gomes, muito mais leal durante o golpe do que todo o PT de SP junto...
Em tempo: Dilma nunca deixou de ser brizolista. Suas relações no PDT são ótimas. Saiu apenas para poder continuar no governo Olívio Dutra quando o PDT rompeu com esse. Saiu “pela porta da frente”]
Dilma a partir deste momento, desde que compreenda sua amplitude alcançada, pode vir a tornar-se, e tem espaço para, uma personalidade politica atuante, inclusive dentro de seu próprio partido.
Até creio, ninguém irá confirmar, que esta jogada - uma bela chicana - foi tramada anteriormente a votação.
*   *   *
Traidor traído
Por Marcia Camargo
“Michel, o traidor traído” (ou, “o primeiro discurso é a primeira 'DR' ”), sobre a não cassação dos direitos políticos de Dilma:
>> ...Não podia ter sido assim. Isso aqui não é brincadeira. Não vamos caçar as bruxas aqui, mas não vamos tolerar. Tivemos hoje uma divergência, isso não pode ocorrer. Não dá para aliados nossos se manifestaremem plenário sem combinar conosco. Isso não pode parecer uma espécie de derrota. Uma derrota do governo. Poderia ter sido combinado. Seria visto como concessão nossa. Não pode por uma coisa assim pedir para sair do governo. Na verdade se Deus quiser ninguém vai sair do governo. A não ser... Agora se há quem não queira que o governo dê certo ... Mas eu quero deixar esse recado muito evidente.
Em Tempo: Aécio Néscio também tá raivoso. É que está mortinho de medo de Dilma sair pra Senadora em Minas derrotá-lo em casa, ou pra Presidenta em 2018...
*   *   *
Por Romulus
Vitória de Pirro
Só não estou entendendo essa leitura que surgiu de que o precedente serve para Cunha. Não sou de Direito Eleitoral, mas pelo que entendi, a perda dos direitos políticos de Cunha decorre da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Não por deliberação dos deputados num sentido ou no outro. Esse papo surgiu na boca de tucano, no último minuto, tentando impedir que Dilma se beneficiasse apenas do que preveem a Constituição e a lei do impeachment de 1950 - em artigos específicos sobre a destituição de Presidente (!)
Tudo pela boca frouxa de Cassio Cunha Lima “isso é mais um acordão Cunha-Dilma!” (??), com a sua retórica afetada.
Felizmente foram derrotados.
Que vitória de Pirro tiveram esses golpistas, hein?
A tal da Janaína, que se acha mais esperta do que de fato é (netos da Dilma?!), estava lá sorridente no final, crendo-se vencedora.
Tsc tsc tsc
Dilma entrou a semana mais morta politicamente do que Vargas.
Terminou como liderança candidata a mito.
Vivente!
*
Por Marcelo33
>>[Romulus: não apenas isso, caro Junior. Imagine Dilma – “a Senhora honesta e injustiçada que nada tinha a ver com a roubalheira do PT e do PMDB” - filiando-se ao PDT e sendo madrinha da candidatura de Ciro Gomes, muito mais leal durante o golpe do que todo o PT de SP junto...
Eu não vejo assim, para mim, o meu grito é:
Ciro !!! Bravateiro !!!
Do povo Brasileiro !!!
E para mim, a candidatura do Ciro Gomes morreu ontem !!! Como ele vai manter a narrativa do golpe se o seu partido INTEIRO votou pelo impeachment ? Não foi como na câmara, que uma minoria significativa votou, sequer foi uma maioria, foi UNANIMIDADE.
O Voto de Telmário desmoralizou Ciro. Se eu fosse ele, eu sairia na rua com um saco na cabeça !!!
Sem contar que as alianças mais controversas do PDT são no Ceará do Ciro e no Rio de Janeiro do Lupi.
Falta muita substância para o partido, que ficou comprovado que dá legenda a qualquer pilantra.
Eu acho que o PDT ganha mais expulsando o Ciro e arrumando uma boquinha no governo Temer do que expulsando0 sua bancada do senado inteira.
*
Por Romulus
Nomes não orgânicos do PDT
Considerar Lazier Martins PDT é equívoco relativo. Porque sim, como vc aponta, é verdade que o PDT dá legenda a candidatos midiáticos sem nada a ver com o legado trabalhista. Gente – que ironia! – mais chegada a um populismo de direita à la Lacerda que ao Brizolismo:
- Wagner Montes no Rio ate outro dia;
- O próprio Lazier, que é oriundo da mídia familiar gaúcha.
Mas o vexame mesmo foi Telmario Mota, que claramente trocou o voto por benesses. E – pior de tudo – fez teatro de indeciso até a véspera, para arrancar mais de Temer.
O voto de Gurcacz me surpreendeu um pouco. Sua fala a Dilma na inquirição foi bastante digna e tocou tema relevante, com a moral de quem protagonizou o episódio que lá relatou. Contudo, não chegava a esperar que votasse contra o golpe. Mas pensava que, coerentemente, ele se absteria ao menos.
Mas não.
Certamente também haverá barganhado com o interino.
Menos mal, na saída da sessão virtualmente “anulou” seu voto, dizendo para a repórter da TV Senado, como um dos primeiros entrevistados, que “não havia crime de responsabilidade mas que votou pelo impeachment porque Dilma perdera a governabilidade”.
Esse é excelente exemplo para se analisar a sutileza da política:
- O que causaria dano maior ao golpe? Ter ganhado de 60x21 em vez do 61x20 de ontem? Ou ter alguém com atuação relevante na questão da aprovação das contas votando a favor do golpe para sair, em seguida, e admitir na TV que não houve crime? Ou seja, dizer, por linhas tortas, “é golpe sim!”?
Para mim foi muito melhor para Dilma o que Gurgacz acabou por fazer.
Desmoralizou mais ainda o golpe.
Sua fala à repórter foi, inclusive, repercutida internacionalmente por diversos veículos de comunicação com destaque.
Certamente Temer está mais “fulo” da vida com ele do que com o patético Cristovam Buarque, ex-PDT (e ex-PT).
Reguffe é ex-PDT. Não há por que comentar a sua atuação simplória e o seu liberalismo raso como uma colher de sopa. Nunca teve ideário trabalhista. Quadro encaixado à sigla por conveniência eleitoral mútua. E conveniência essa que já expirou. O que não expirou foi seu parentesco com o titio Sérgio Machado, não é mesmo?
Mas tem mais:
Crer que Ciro Gomes teria alguma ascendência sobre a bancada do Senado é equivocado também. Ele está ali no PDT como hóspede e não como dono da casa.
Mas de fato gera um grande constrangimento.
Daí certamente o seu silêncio e o seu sumiço.
*
Por Manuel Junior
A imagem vale mais que mil palavras?
O que dizer da foto emblemática com o Aécio, Dilma, Zé Cardozo e o Lewandovski que sorriem amigavelmente, durante um dos recessos da inquirição da Presidente? E de partes da gravação da repórter do UOL? O que foi aquilo? Estou me sentindo um perfeito pateta, não sei se choro ou dou gargalhadas. Depois dessa, se não houver explicação que me satisfaça, vou ter que rever tudo que acho que aprendi. Atores? Mais que um circo? A Dilma também estava atuando? Alguém pode me explicar?
*
Por Romulus
Hipocrisia necessária
Sobre a cordialidade, ali são todos políticos - inclusive em certa medida Lewandowski. Esta em sua natureza modular sentimentos e reações - para mais ou para menos - na consecução da atuação politica. A política exige certo grau de hipocrisia e cinismo. Daí, inclusive, uma das dificuldades de Dilma. Ela não é e não consegue ser hipócrita ou cínica. Ela é autentica demais.
*   *   *
(i) Acompanhe-me no Facebook:
(perfil da minha brava e fiel escudeirinha)
*
(ii) No Twitter:
*
(iii) E, claro, aqui no GGN: Blog de Romulus
*
Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como "uma esquerdista que sabe fazer conta". Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário