Destaque:

Estado brasileiro na encruzilhada. Já sabemos o que a Globo quer... e você?

Queria poder dizer que criei esta montagem, mas não... recebi de um seguidor no Facebook, como comentário a um artigo anterior. rs ...

21.4.16

Dep. portuguesa arranca máscara do golpe. Respondo-lhe: terroristas tomaram o avião

Não é a primeira vez que vejo um bom discurso de um deputado do Bloco de Esquerda. No panorama político português seria o equivalente a um PSOL, mas com representação parlamentar bastante superior.
Neste discurso, a deputada descreve - para nossa vergonha - a sessão da Câmara de domingo e outros aspectos do golpe de Estado em curso no Brasil.
A compreensão do golpe em Portugal é bastante facilitada:
- há a proximidade linguística e cultural, aumentando mesmo o interesse pelo tema;
- são, como legatários do mesmo a nós, profundos conhecedores do apego ibérico a formalismos e aparências. Assim, sabem como esse traço permite, casado com cinismo e hipocrisia, sem alterar uma vírgula de nenhuma lei, por ação ou omissão, cometer estupros de repetição - se não formais, materiais - da institucionalidade e do Estado de Direito.
Neste caso específico a democracia em sentido estrito e o princípio majoritário são também currados atrás do biombo das falsas aparências.
- Não devemos esquecer que a democracia portuguesa é apenas uma década mais velha que a Brasileira. As memórias do arbítrio ainda são bastante vivas naquela terra.LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário