Robotização é desemprego? Não (necessariamente!): tecnologia é problema político, não econômico:
Não há relação direta entre a taxa de crescimento da produtividade e o desemprego. Portanto, não faz sentido, em princípio, temer pela perda de empregos. Os problemas relacionados ao rápido avanço da produtividade não são econômicos, mas políticos. Se gera concentração de poder político, pode gerar problemas sociais – e até mesmo militares – gravíssimos.
Entre 1945 e 1980, os trabalhadores contaram com a colaboração dos governos porque as elites temiam o alastramento do comunismo. Hoje, as elites não têm nenhum medo de deixar milhões desempregados passando fome, mas bovinamente entretidos com redes sociais, fake news, futebol, TV, etc.
O medo de revolução faz milagres. Mas se a tecnologia afastar o risco da insubordinação à tirania e à desigualdade, ela pode ser realmente um grande desafio para os anseios de liberdade, igualdade e fraternidade.
R O M U L U S br.com - política, economia, direito, relações internacionais e coisas que não (?) têm nada a ver com isso tudo aí. Advogado internacionalista. 8 anos exilado do Brasil... Conta na Suíça sim, mas não numerada e (mais importante) sem numerário! Dono da Maya, Chihuahua socialista engajada do Facebook.
Destaque:
Estado brasileiro na encruzilhada. Já sabemos o que a Globo quer... e você?
Queria poder dizer que criei esta montagem, mas não... recebi de um seguidor no Facebook, como comentário a um artigo anterior. rs ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário